IMG_POST_30JUL

Leituras de Topografia e Tomografia Corneana com Uso de Máscaras durante a Pandemia de COVID-19

 Introdução

Desde o início da pandemia de COVID-19, o uso de máscaras tornou-se comum em ambientes públicos, incluindo clínicas oftalmológicas. Este estudo avalia o impacto do uso de máscaras nas leituras de topografia e tomografia corneana.

 Métodos

Neste estudo prospectivo, observacional e comparativo, foram incluídos 52 olhos de 26 indivíduos saudáveis. As medições foram realizadas usando o topógrafo Tomey TMS-4a e o tomógrafo Oculus Pentacam HR, primeiro sem máscara e, em seguida, com três tipos de máscaras: Halyard Level 2, Halyard Level 3 e KN95. Análises estatísticas foram realizadas para comparar as medições com e sem máscara.

 Resultados

Não houve diferenças estatisticamente significativas nas medições médias de topografia e tomografia entre os grupos com e sem máscara. No entanto, 53% dos participantes apresentaram uma mudança de eixo do astigmatismo maior que 10 graus, e 41% apresentaram uma mudança maior que 15 graus ao usar máscara, comparado ao uso sem máscara.

 Conclusões

O uso de máscaras não resultou em mudanças significativas nas leituras médias de K na topografia e tomografia. No entanto, a variação no eixo do astigmatismo observada sugere cautela ao interpretar essas medições para cirurgias refrativas e planejamento de lentes intraoculares tóricas em indivíduos cujas medições foram obtidas enquanto usavam máscara.

Este estudo é o primeiro a avaliar o impacto do uso de máscaras nas leituras de topografia e tomografia corneana, destacando a necessidade de cautela na interpretação dessas medições para procedimentos oftalmológicos durante a pandemia de COVID-19.

Faça seu cadastro e fique por dentro

do universo Orbit:

Abrir bate-papo
Olá ORBITER
Alguma dúvida?