Introdução
O ceratocone apresenta um desafio significativo na previsão da potência de lentes intraoculares (IOL) devido à irregularidade corneana. Este estudo multicêntrico retrospectivo compara a precisão de várias fórmulas de cálculo de IOL, com destaque para a fórmula Barrett True-K específica para ceratocone.
Métodos
Participaram do estudo 57 olhos com ceratocone estável submetidos a cirurgia de catarata. As fórmulas avaliadas foram: SRK/T, Barrett Universal II, Barrett True-K (prevista e medida) e Kane ajustada para ceratocone.
Resultados
A fórmula Barrett True-K (prevista e medida) demonstrou menor erro absoluto (mediana de 0,14 D e 0,10 D, respectivamente) em comparação com Barrett Universal II (mediana de 0,47 D) e Kane (mediana de 0,50 D).
Discussão
As fórmulas Barrett True-K para ceratocone mostraram maior precisão na previsão de resultados refrativos pós-cirúrgicos em comparação com fórmulas de nova geração e apresentaram precisão similar à fórmula Kane para ceratocone.
Conclusão
Para pacientes com ceratocone, as fórmulas específicas como a Barrett True-K devem ser preferidas devido à sua maior precisão, mostrando uma leve vantagem sobre fórmulas padrão e sendo comparável à fórmula Kane ajustada para ceratocone. Este estudo destaca a importância de utilizar fórmulas especializadas para melhorar os resultados cirúrgicos em olhos com ceratocone.
—
Este estudo fornece insights valiosos para oftalmologistas na escolha da melhor fórmula de cálculo de IOL para pacientes com ceratocone, contribuindo para melhores resultados visuais e satisfação do paciente.